Secretarias

Tobias da Rocha Fidelis é natural da cidade de Santa Rita de Cássia (BA), filho de Lávio Ribeiro Fidelis e Evelina da Rocha Fidelis, filho mais novo do casal. É Graduado em Direito – Bacharelado, casado com Geraldine Silva Furtado Fidélis com quem tem dois filhos, Tassia Silva Fidélis e Lávio Ribeiro Fidélis Neto.

Profissionalmente atuou como comerciante devido a sua primeira formação como Técnico de Administração. Exerceu o cargo de Diretor da Escola Municipal dê Informatica na cidade de Barreiras de 2002 a 2004, também em 2004, por ter muita afinidade com a política candidatou-se como vereador e foi eleito. Após o fim do mandato, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete na Gestão do Prefeito Romualdo. Após o término do pleito, econtinuou a administrar os seus negócios. Em 2017, foi convidado novamente pelo atual prefeito Romualdo Rodrigues Setúbal a retomar a função de Chefe de Gabinete.

• ATRIBUIÇÕES
Compete à Chefia de Gabinete do Prefeito coordenar, controlar e executar as atividades relativas à expedição dos documentos elaborados ou recebidos pelo gabinete; redigir os atos oficiais do Gabinete; organizar o Arquivo do Gabinete e executar outras atividades correlatas.

Secretário: Marx Danísio Corado Guedes

Marx Danisio Corado Guedes nasceu em maio de 1991, filho dos professores José Olavo Guedes e Esmeralda Bezerra Corado Guedes, concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. Logo após o término do segundo grau, começou sua trajetória acadêmica ainda aos 17 anos de idade, saindo de Santa Rita de Cássia-BA, para se ingressar na Universidade Federal da Bahia, onde iniciou curso superior em Ciência e Tecnologia, porém, em pouco tempo se transferiu para a Universidade do Estado da Bahia, academia a qual o proporcionou o título de Bacharel em Ciências Contábeis no ano de 2014. Logo em seguida foi aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, conseguindo o registro profissional da Classe Contábil. Iniciou sua carreira no mercado de trabalho exercendo atribuições no campo contábil no setor privado, numa das maiores Empresas de Contabilidade da Região Oeste da Bahia. Concluiu curso de IFRS (International Financial Reporting Standards). Continuando nos estudos, Ingressou-se numa especialização em Planejamento Tributário e Financeiro na UNIDOM, também atua como professor universitário em disciplinas introdutórias nas áreas da contabilidade e administração. Antes de assumir a Secretaria Municipal de Administração, trabalhou como Chefe de Orçamento da Secretaria Municipal de Saúde e Diretor do Departamento Receita da Secretaria Municipal de Finanças.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal da Administração é o órgão incumbido de exercer atividades relacionadas à prestação e execução de serviços necessários ao funcionamento regular das Unidades da Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal. Trata-se de uma unidade administrativa que exerce trabalhos técnicos e burocráticos, privando pelos princípios legais e priorizando o modelo gerencial de administração pública.

Secretária: Margareth Matos de Souza

Margareth Matos de Souza, natural de Santa Rita de Cássia – BA nasceu em 13.05.1953. Desquitada. Após a conclusão do Magistério em sua cidade natal, se deslocou para o Distrito Federal em 1976, onde lecionou por 25 anos. Foi diretora e coordenadora da Escola Classe, na Samambaia – DF e concluiu o curso de Pedagogia na Faculdade Católica em Brasília. No ano de 2000, no período de janeiro a setembro realizou trabalhos na Ação Social deste município, na gestão do Prefeito Romualdo Rodrigues Setúbal. De 2005 a 2008 atuou como coordenadora na Secretaria de Educação de Santa Rita de Cássia – BA.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
Estão entre as competências da Secretaria da agricultura e do Desenvolvimento Rural Sustentável coordenar convênios com órgãos e entidades federais, estaduais e privados para execução da política agrícola municipal; apoiar o cooperativismo, o sindicalismo rural e a extensão rural; coordenar a promoção de medidas visando a defesa sanitária vegetal e animal, a fixação do homem ao campo e a educação sanitária e o melhoramento de sua qualidade de vida. E ainda, responder pelas atividades de classificação e fiscalização de produtos agropecuários, zelando pelo cumprimento da legislação afim; responder pela defesa sanitária vegetal e animal e o melhoramento genético e planejar, coordenar, organizar, controlar, executar, dirigir e normatizar as atividades inerentes ao desenvolvimento rural no município.

Secretária: Josiane Guedes de Oliveira

Josiane Guedes de Oliveira nasceu em Santa Rita de Cássia – BA, no dia 28 de agosto de 1989. Filha de Antonio Cardoso de Oliveira e Cirila Guedes de Oliveira. Solteira. Cursando 8º semestre do curso de Serviço Social pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Trabalhou na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) como assistente administrativo de 2011 a 2015 e realizou estágio supervisionado em Serviço Social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Ingressou na Secretaria Municipal de Assistência Social como Coordenadora dos Conselhos Deliberativos de Representação Institucional e Comunitária no período de janeiro a agosto de 2017.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Rita de Cássia – BA, tem por objetivo coordenar, executar, manter e aprimorar o sistema de gestão da política de Assistência Social efetivando a garantia de direitos dos usuários de modo a cumprir sua missão institucional e atender à população usuária com dignidade e respeito.

A política de assistência social do município de Santa Rita de Cássia – BA, está sendo efetivada em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) nº 8.742 de 07 de dezembro de 1993, Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOB/SUAS) através da participação da sociedade, integrando às políticas setoriais, considerando as vulnerabilidades socioeconômicas e provendo serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e proteção social especial para famílias e grupos que deles necessitarem.

São ofertados os seguintes serviços na Secretaria Municipal de Assistência Social: Gestão socioassistencial, inclusão ao Cadastro Único, Acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, emissão de documentação civil (RG (Carteira de identidade), Carteira Profissional de Trabalho – CTPS e Certificado de Reservista (Serviço Militar), Benefícios eventuais, Programa Habitacional e serviços do INCRA.

Secretária: Mariene Guedes de Souza Nascimento

Mariene Guedes de Souza Nascimento, filha de Catarina Guedes de Souza e Domingos Ribeiro de Souza (em memória) nasceu na cidade de Santa Rita de Cássia-Ba, em 17 de julho de 1981, casada e mãe de uma menina e um menino. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2005). Pós- graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC (2009), possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia UFBA (2011). É professora efetiva da rede municipal e estadual de Educação tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Geral. Esteve como gestora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente está Secretária Municipal de Educação e Cultura.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal da Educação e Cultura é o órgão incumbido de programar, coordenar e executar a política atinente às atividades educacionais do Município, competindo-lhe: Planejar, organizar, administrar, orientar e acompanhar, controlar e avaliar o sistema municipal de ensino, em consonância com os sistemas estadual e federal de ensino; manter o ensino infantil fundamental e especial obrigatório e gratuito, de acordo com a legislação vigente e garantir a sua universalização, inclusive para os que a ele não tiverem acesso na idade própria; traçar a política de ensino e elaborar e executar o Plano Municipal de Educação, em articulação com os poderes públicos, estadual e federal; organizar e administrar o ensino no âmbito do município, buscando permanentemente a elevação do nível de qualidade do ensino, entre outras funções correlatas.

Secretário: Miguel Alves da Silva

Miguel Alves da Silva nasceu em 09 de setembro de 1959, natural de Santa Rita de Cássia – Bahia, filho de Arlindo Alves da Silva e Adelaide Gomes dos Santos. Casado e tem quatro filhos. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, no campo do comércio, voltado para bar e restaurante. No ano de 1977, residindo no Distrito Federal, trabalhou durante dois anos no Lions Clube. Seu retorno para Santa Rita de Cássia aconteceu no ano de 1979, para abrir o seu próprio comércio. Em 2001 assumiu a Diretoria de Limpeza Pública pela Prefeitura Municipal de Santa Rita de Cássia durante os quatro anos de governo, do então Prefeito Romualdo Rodrigues Setúbal; em 2009 assumiu a Tesouraria Municipal até 31 de dezembro de 2012; já 1º de janeiro de 2017, com a terceira vitória do prefeito Romualdo Rodrigues Setúbal (eleições 2016) exerceu a função de Tesoureiro, pela segunda vez, em um período de apenas nove meses, sendo que em outubro do mesmo ano assumiu a Secretaria de Finanças e Planejamento.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria de Finanças e Planejamento é o órgão incumbido do trato dos assuntos de política fazendária e financeira do Município, competindo-lhe: o desempenho das atividades referentes ao lançamento, arrecadação e fiscalização dos tributos e rendas municipais; as relações com os contribuintes; o assessoramento às unidades da Administração Municipal em relação a assuntos de finanças; a gestão da legislação tributária e financeira dos municípios, entre outras atividades correlatas.

Secretário: Leives Laan Bueno Leão Dias

Leives Laan Bueno Leão Dias nasceu em 14 de novembro de 1973 na cidade de Barra-Bahia. Concluiu o ensino médio no Colégio Santa Rita no ano de 1992 na cidade de Santa Rita de Cássia-Bahia. No período 2000-2003 trabalhou como vendedor da empresa Peixoto Atacadista de Minas Gerais. De 2003 a 2009 trabalhou como vendedor na STO Atacadista de Brasília. A partir do ano 2010 passou a tocar o seu próprio negócio no ramo de atacadista de secos e molhados na cidade de Santa Rita de Cássia-Bahia. No período 2013-2015 ocupou o cargo de diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dessa cidade, destacando-se como um dos melhores gestores da Autarquia Municipal. Além de empresário. Atualmente exerce o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Santa Rita de Cássia-BA.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
Articulações políticas para viabilização da governança e governabilidade da gestão municipal, comunicação com os poderes federais e estaduais.

Secretária: Deijane de Sene Corado Dias

Natural de Santa Rita de Cássia, Deijane de Sene Corado Dias, nasceu em 10 de abril de 1984. Filha do Senhor Josevaldo de Sene Corado e da Senhora Alice de Sene Corado. Constituiu família com Jenimar Francisco Dias, onde desta união gerou dois filhos (Artur e Sophia). É conhecida no meio que trabalha como obstinada e persistente em busca pelas metas que se propõe realizar. Formada em Filosofia com especialização em Filosofia, por ser também apaixonada pelo Meio Ambiente, fez mais duas especializações voltadas para área ambiental: Gestão Ambiental com ênfase em Saúde Pública e Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde adquiriu conhecimento para atuar e ocupar a função de Secretária Municipal do Meio Ambiente e Turismo. Com humildade, disciplina e determinação, tem se destacado à frente desta pasta.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo tem como competência: Formular, executar e avaliar a Política Municipal de Preservação, Conservação, Fiscalização, Controle e Uso Sustentável dos Recursos Naturais, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e da legislação vigente. Regulamentando, organizando, coordenando e executando as atividades relativas ao licenciamento de empreendimentos, projetos e obras públicas e privadas, de acordo com as normas vigentes.

Secretário: Leonardo Araújo Santos

Leonardo Araújo Santos nasceu no dia 15 de novembro de 1968 na cidade de Barra-BA, casado com Joana Martins Araújo Santos, pai de Lucas, Larissa, Fernanda e Vitória. Começou a trabalhar com 14 anos como auxiliar de caixa em supermercado, logo após uns anos trabalhou como auxiliar de topografia, frentista em posto de gasolina, caixa de posto de gasolina e logo após alcançou a gerência do posto. No período de 2000-2004 trabalhou na secretaria de infraestrutura no município de Santa Rita de Cássia-BA e devido ao bom desempenho prestado foi nomeado secretário de infraestrutura na gestão de 2008-2012 e agora em 2017.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
É o órgão incumbido de planejar, coordenar e controlar as atividades relativas a execução de obras e serviços públicos, competindo-lhe: manter e fiscalizar o mercado, matadouro e feiras livres; elaborar executar o Plano Municipal de Obras; a disciplina dos projetos de edificações públicas e particulares e loteamentos; executar as atividades referentes à construção, pavimentação e conservação de estradas e caminhos municipais, assim como das vias urbanas; a organização e manutenção dos serviços de limpeza pública; a manutenção e fiscalização dos parques, jardins e demais logradouros públicos; a manutenção dos serviços de iluminação pública, entre outras atividades afins.

Secretária: Rita de Cássia da Silva Corado

A jovem Rita de Cássia da Silva Corado é natural de Santa Rita de Cássia, casada, mãe de duas meninas, estudante de matemática, professora e servidora pública do município. Trabalhou durante 11 anos nas mais diversas áreas da rede pública municipal, destacando-se como uma profissional assídua, responsável e muito competente, tanto que tais atributos a levaram a prominência em todas as unidades onde desempenhou seu papel, sendo elas: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretária Municipal de Administração e também na Secretaria Municipal de Saúde, local onde encontrou sua maior afinidade profissional, desempenhando suas funções com maestria e de forma exemplar, por conta disso, em atenção à meritocracia, foi nomeada para o cargo de Chefe da Divisão de Orçamento, no entanto logo depois, devido a grande capacidade técnica demonstrada, deixou a divisão de orçamento para assumir a pasta da Secretaria Municipal de saúde.

• ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
O Secretário Municipal de Saúde é o gestor das políticas de saúde na esfera municipal. É responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento das ações da rede de saúde do Município. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS e viabilizar o desenvolvimento das ações de saúde através das unidades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo o cuidado ambulatorial, urgência e emergência (SAMÚ) e o atendimento domiciliar através do programa Melhor em Casa; e é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária, epidemiológicas e endemias que afeta à sua competência.