VIII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Santa Rita

As propostas aprovadas serão enviadas para a Conferência Regional.

Ascom SRC

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na manhã de hoje (20), na sede do SINSERPS. Com o tema, Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar e garantir promoção social, os técnicos da assistência social, usuários, autoridades e conselheiros municipais, debateram sobre a questão em destaque em um momento de interação e de aprovar as propostas que serão enviadas para Conferência Regional.

Entre elas, as de nível municipal: promover ações de atendimento da assistência social na zona rural; capacitação constante da equipe técnica da assistência social; elaboração de diagnóstico social do município; promover ações de fortalecimento das representações de bairro e das localidades da zona rural; fortalecimento de ações articuladas com a rede, através de projetos e ações integradas a secretarias e instituições.

As de nível estadual: ampliação do recurso do SCFV para criação de grupos de faixa etárias distintas no distritos / localidades rurais de maior concentração de habitantes; garantir assessoria técnica aos municípios, com vistas a apoiar o desenvolvimento de ações pertinentes de cada nível de proteção social da Política de Assistência Social; apoio na criação de novos conselhos como o Conselho do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

E, as de nível federal: estabelecer valor fixo de 5% da arrecadação destinada à Assistência Social de forma fundo-a-fundo; reavaliar a renda per capita para concessão do BPC, passando de ¼ para ½ do salário-mínimo; apoio da esfera federal através de repasse para construção das sedes do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

“A Conferência foi um momento ímpar, espero que tenhamos contemplado os anseios dos que se fizeram presentes assim seguimos firmes olhando para o povo santarritense que precisa dos nossos serviços”, pontuou o secretário de Assistência Social, Gilson Oliveira.

Participaram da mesa o prefeito Zezo Aragão, o vice-prefeito Véi de Vitor, o secretário Gilson Oliveira, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Mara Rúbia e o vice- presidente Vanubio Cunha.

“Uma conferência é mais do que um evento, trata-se de um espaço democrático de discussões e deliberações que contribuirão de forma significativa com a política da assistência social. Hoje tivemos a confirmação desse conceito. Momento ímpar e significativo, que superou as expectativas quantitativa e principalmente qualitativa”, pontuou a presidente do CMAS, Mara Rúbia.

  • Compartilhe:

Travessa Professora Helena, S/N, Centro- Santa Rita de Cássia- BA, CEP 47150-000.
(77) 3625-1313
(77) 99908-6861