Campanha Novembro Azul

Durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações da campanha Novembro Azul, com caráter preventivo e de extrema relevância, especialmente para o homem no contexto saúde-doença com foco no autocuidado.
Na Unidade Básica de Saúde Paulo Dias a ação educativa foi realizada pelos profissionais da USB, com palestra e um momento de interação com todos os participantes.

A população masculina também fez o exame Antígeno Prostático Específico – PSA, disponível no Laboratório Municipal de Santa Rita. A equipe do Laboratório foi até as comunidades rurais de Itiquira, Malhada Grande, Campos, Monte Alegre, Peixe, Mandacaru, entre outras, onde mais de 200 homens foram atendidos.

“A campanha visa conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico (PSA), além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças que atingem predominantemente o público masculino. O exame é simples, feito através de uma coleta de sangue”, pontuou o responsável pela realização dos exames, Alessandro Guedes Silva.