Ações de gerenciamento dos Resíduos Sólidos garantem a preservação do meio ambiente e a saúde da população

A Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMATUR tem desenvolvido ações de acordo com as normas técnicas e a legislação vigente, em relação ao lixão do município.

Foram realizadas melhorias na área do depósito de resíduos, entre elas a construção do muro, a instalação de placas, guarita, controle de entrada, cadastro dos catadores, aberturas de valas para enterrar o lixo, limpeza da área, abertura de ruas para acesso dos caminhões de coleta, e muitas outras.

O lixão localizado às margens BA 351 foi criado há décadas e devido ao descaso das gestões passadas, nos últimos anos entrou em colapso. A proposta de intervenção do atual governo municipal é de adequar e promover o desenvolvimento sustentável através da implantação das coletas seletivas em Santa Rita.

Para reduzir o impacto ambiental, ainda neste primeiro semestre foi feita a instalação de ECOPONTOS, com coleta seletiva de papel, plástico e metal em logradouros e praças do município. A SEMATUR realizará o trabalho de orientação da população para que parte dos resíduos sólidos seja entregue nesses locais. O objetivo é proporcionar praças e ruas mais limpas e agradáveis para o uso da população e visitantes.

De acordo com a Secretária do Meio Ambiente, Felisangela Mendes, o trabalho educativo de sensibilização e conscientização da população para o destino correto dos resíduos sólidos, será uma das estratégias.

“O projeto chega ao município através dos esforços do prefeito Zezo Aragão em parceria com a SEMATUR, com a meta de reduzir até 70% do envio de resíduos sólidos que serão depositados nessa área do lixão. Para isso iniciaremos esse trabalho em escolas e comunidades e também, com orientação sobre reciclagem aos catadores informais”, disse Felisangela.

Para o cadastro de catadores, a equipe de Educação Ambiental da SEMATUR faz a busca ativa dos frequentadores do lixão e aplica um questionário com dados pessoais e sociais de cada um.