Representantes da Secretaria de Saúde participaram da I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião Oeste

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram da I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião Oeste, sediada em Barreiras, com o tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência aconteceu na Câmara de Vereadores e foi realizada pelo Conselho Estadual de Saúde, Governo do Estado, Secretaria de Saúde de Barreiras e Núcleo Regional de Saúde Oeste, com a realização de várias palestras, ministradas por profissionais da psiquiatria e psicologia, como o Dr. Edmo Mendes, servidor da Secretaria de Saúde de Santa Rita e, técnicos da SESAB.

Durante as apresentações os representantes Márcio Oliveira e Nefertite Aragão assistiram temas importantes: O cuidado em liberdade como garantia de Direito a Cidadania; Gestão, Financiamento, Formação e Participação na Garantia de Serviços de Saúde Mental, Os Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial durante e no Pós-Pandemia.

“Foi um prazer participar da I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião Oeste, oportunidade em que foram ministradas palestras enriquecedoras e, discutidas e escolhidas propostas para melhorias na assistência da Saúde Mental advindas de municípios que fazem parte da Macrorregião”, disse Nefertite Aragão.

Também foi realizada a apresentação das propostas enviadas pelos municípios, das quais 12 serão enviadas ao Conselho Estadual de Saúde, além da eleição dos delegados para participarem da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada no próximo mês de julho, em Salvador/BA.

“O Município de Santa Rita de Cássia através da Secretaria Municipal de Saúde abraça essa potente e forte luta pela garantia do cuidado em liberdade, pela implementação da Política Nacional de Saúde Mental, que permite um novo olhar para às pessoas em sofrimento psíquico, que sofrem com necessidades decorrentes do uso de substância psicoativas ou que estejam em contexto de vulnerabilidade social. Vale ressaltar a importância de priorizar um modelo de atenção psicossocial pautado no cuidado em liberdade, respeito, dignidade e autonomia das pessoas em sofrimento psíquico”, pontuou Márcio Oliveira.

O evento contou com a presença da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Oeste, Suzete Dias, do presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Otoniel Teixeira, de gestores, conselheiros municipais das diferentes cidades, trabalhadores da saúde, usuários e sociedade civil.