CAPS I de Santa Rita está em novo endereço

A unidade conta com uma equipe multifuncional de profissionais qualificados e humanizados para acolher os pacientes em demandas relacionadas aos cuidados da saúde mental.

Empenhada em cuidar bem da população de Santa Rita, a Prefeitura Municipal junto a Secretaria Municipal de Saúde, organizou um novo espaço para os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), agora a sede está localizada na Rua Castro Alves, ao lado da Delegacia.

O CAPS I conta com uma equipe multiprofissionais qualificados e humanizados, para acolher os pacientes em demandas relacionadas aos cuidados da saúde mental. Entre eles, um médico psiquiatra, uma psicóloga, uma assistente social, um pedagogo, uma artesã, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.

Na unidade está disponível o Projeto Terapêutico Singular – PTS, tratamento específico para a situação de cada pessoa, com um olhar sensível às necessidades individuais dos pacientes. Além de projetos para trabalho em grupos terapêuticos envolvendo não só os pacientes, mas também familiares e acompanhantes, oficinas para todas as idades e o atendimento das demandas de assistência social.

De acordo com a coordenadora e psicóloga no CAPS I, Wanderlany Nunes, no Centro são atendidas pessoas de todas as idades encaminhadas pelo Posto de Saúde da Família – PSF, pela Unidade Básica de Saúde – UBS e àqueles que procuram ajuda indo até o local.

“Vale ressaltar a importância do CAPS para a nossa população, pois fazemos todo trabalho de ressocialização do paciente que se encontra em um momento bem delicado, inserindo-o de volta na sociedade. Seja devido um intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida”, pontuou a coordenadora .

Horários de atendimento e marcações

As pessoas que precisarem dos serviços disponíveis no CAPS I devem ficar atentas aos horários de atendimento, que acontecem sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e das 13:30h as 17:30h.

As marcações para atendimento com o psiquiatra são realizadas toda quarta- feira pela manhã e com o psicólogo e pedagogo, toda segunda-feira e quinta-feira durante todo o dia.

Os atendimentos estão sendo feitos seguindo as normas de segurança contra o contágio do Coronavírus, com distanciamento social, uso do álcool e o uso obrigatório de máscaras.