Mutirão de Limpeza contra a Dengue recolhe 10 toneladas de lixo no bairro BNH

A orientação foi descartar tudo que possa acumular água e contribuir para a proliferação de doenças, ao facilitar os criadouros do mosquito.

O Mutirão de Limpeza contra a Dengue realizado no último sábado (17), recolheu 10 toneladas de lixo, no bairro BNH. A ação foi promovida pela Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

A ação aconteceu durante todo o dia e as equipes de apoio, os Agentes de Endemias e da Associação dos Bombeiros Civis Voluntários do Oeste da Bahia, mobilizaram a população que colaborou com a devolução dos sacos de lixo, com os resíduos recolhidos na limpeza dos quintais. A orientação foi descartar tudo que possa acumular água.

Nesse trabalho de limpeza, também foram utilizadas três caçambas para transportar os objetos maiores como móveis, eletrodomésticos, bicicletas, entre outros, que são descartados em vias públicas de forma irregular e contribuem para a proliferação de doenças ao facilitar os criadouros do mosquito.

De acordo com o coordenador de endemias, Cândido Batista Dias, um dos principais objetivos dessa ação é a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti e a conscientização da população para que evitem a multiplicação do mosquito em suas residências e lotes vazios e assim, prevenir casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

A previsão é continuar o trabalho de limpeza em outros bairros, como no Novo Horizonte. “Evitar a dengue só é possível com a participação de todos. Fique de olho em sua casa, em seu trabalho e elimine tudo o que possa acumular água parada para que o mosquito da dengue não se prolifere”, pontuou Cândido.

Outras ações

Antes da realização do mutirão no bairro BNH, também foi feita a aplicação de inseticida na ação de bloqueio com bomba costal. O bloqueio de caso é a atividade de aplicação de inseticida com a bomba costal, realizada nos casos suspeitos de dengue dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM SRC)