Pré-Conferência 2021 de Assistência Social é realizada em Santa Rita de Cássia

O Plano de Ação foi apresentado e temas referentes às políticas públicas da Assistência Social foram debatidos.

Ascom SRC

A Secretaria Municipal de Assistência Social junto ao Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Santa Rita de Cássia, realizaram a Pré- Conferência 2021, na Casa de Cultura Vicente de Oliveira Neto.

No período de 05 a 09 de julho, foi apresentado o Plano de Ação aos Conselheiros Municipais, usuários da Assistência Social e colaboradores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com temas referentes às políticas públicas da Assistência Social.

Alguns dos temas em destaque foram a importância da participação do usuário no SUAS, enfrentamento das desigualdades, garantia dos direitos sócio-assistenciais e proteção social, entre outros.

“Em cada dia da Pré-Conferência discutimos um eixo temático dentro do Sistema Único de Assistência Social, para que até o dia 31 de agosto possamos realizar a grande Conferência 2021 com tranquilidade e entusiasmo. Foi um evento excelente, uma oportunidade de debatermos os temas que foram encaminhados e farão parte da nossa Conferência”, pontuou o secretário de Assistência Social, Gilson Oliveira.

De acordo com a presidente da CMAS, Mara Rubia Silva, esse foi um momento democrático para a construção de novas propostas. “As Pré- Conferências são espaços democráticos de discussões de temas voltados para as políticas públicas da Assistência Social. É um momento ímpar, que coloca em discussão programas, projetos e ações na visão dos colaboradores do SUAS, dos conselheiros municipais e usuários, com o propósito de construir propostas sólidas que venham implementar a assistência social a nível municipal, estadual e nacional”, ressaltou a presidente.

Entre os usuários presentes estava dona Zélia Nogueira, que participou da Pré-Conferência representando o local onde mora, o bairro São Miguel. Para ela, a forma como os trabalhos da pasta estão sendo conduzidos em Santa Rita proporcionarão benefícios a um maior número de pessoas carentes. “Achei muito importante os esclarecimentos e o empenho de cada um da equipe, que está querendo conhecer melhor o município por meio de um mapeamento para identificar as pessoas que estão mais necessitadas e em área de risco, como uma das formas de programar os trabalhos dos próximos anos. Agradeço a toda equipe por querer um município mais ativo, com mais participação do público e a melhoria do nosso município”, disse dona Zélia.

O prefeito Zezo Aragão prestigiou o evento e ressaltou a importância da realização dessa ação para o município e para a população. “Com esses debates estamos preparando a Assistência Social para a grande Conferência que com certeza mudará nossa história. Foi muito importante esse acontecimento, percebemos a participação da sociedade com todos os seus segmentos debatendo a Ação Social. E não poderia ser diferente, sob a liderança do secretário Gilson Oliveira que muito tem feito pela Assistência Social deste município junto com a sua equipe, que com certeza é a melhor que a Ação Social já teve. Após esse mandato Santa Rita terá uma sociedade muito mais preparada, com muito menos sofrimentos”, pontuou Zezo.

A data da Conferência 2021 será definida ainda nesta semana.