Primeiro encontro do Clave em Educação Ambiental é realizado em Santa Rita

O primeiro encontro do Clave de Santa Rita de Cássia foi realizado na quinta-feira(27), através do Projeto Vozes, com transmissão em plataforma online e presencialmente na Casa da Cultura.

A ação é considerada o primeiro passo para a elaboração de um programa consorciado de educação ambiental na região, de caráter multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e institucional, para que de modo participativo possa ser construída e incentivada a prática de Educação Ambiental.

Durante o encontro foi apresentado e discutido sobre a participação de Santa Rita de Cássia na elaboração do Programa Consorciado de Educação Ambiental; na construção do capítulo especial de Educação Ambiental para gestão de resíduos sólidos e a participação do município na elaboração do Termo de Referência para Projetos – TDR, em programas e planos de Educação Ambiental.

A construção do Plano de Comunicação e Mobilização Social e dos grupos de trabalho e de coordenação do mesmo. Para esse trabalho serão necessários os momentos formativos e a organização da logística dos municípios que trabalharão juntos e como ocorrerá a prestação de conta de ao Ministério Público.

“Desde o primeiro momento que me foi apresentado o Vozes em 2021, foi amor à primeira vista! Me empenhei para que pudéssemos aderir ao projeto e como Secretária do Meio Ambiente, não medirei esforços para que a Educação Ambiental tenha um lugar de destaque em nosso município, tendo o papel de ser a ‘menina dos olhos’ da nossa gestão. O desenvolvimento desse projeto será um ‘divisor de águas’ para a Educação Ambiental do nosso município. O Projeto Vozes representa inúmeros adjetivos, entre eles, compreender as realidades dos municípios, abordar e promover a Educação Ambiental”, pontuou a secretária da Sematur, Felisangela Mendes.

O Projeto Vozes é um projeto para implantação da Gestão da Educação Ambiental nos municípios consorciados ao Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia – CONSID, entre eles, Santa Rita de Cássia. É relevante destacar a participação popular e o envolvimento da comunidade de modo geral, destacando-se a Prefeitura Municipal, Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, CONSID, UFOB, UNEB e os agentes sociais diversos.