Sematur realiza plantio de aproximadamente 50 mudas de ipês em Santa Rita

A ação acontece durante todo o mês de fevereiro em espaços públicos.

Durante todo mês de fevereiro a Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo – Sematur está realizando o plantio de mudas nativas em espaços públicos. Aproximadamente 50 mudas de ipês roxo, amarelo e branco, estão sendo plantadas nas praças, no cais, no Parque Araujinho e nas áreas verdes do município.

A ação tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, incentivando a criação de áreas verdes com atitudes que contribuem para a sustentabilidade do planeta.

“Ações dessa natureza reforçam a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a responsabilidade que temos com a natureza, o cuidado com o manuseio da água e principalmente a conservação de elementos vitais que são as árvores, os rios e os mananciais”, destacou o coordenador da SEMATUR, Paulo Silva.

As árvores proporcionam sombra em dias quentes e têm um papel importante na qualidade do ar. Elas absorvem o gás carbônico, liberam oxigênio e são fundamentais no ciclo da chuva ao proporcionar a manutenção da umidade. Quanto menor a quantidade de árvores maior o desequilíbrio que favorece não só a seca, mas a propagação das queimadas e o aumento da temperatura geral.

Para o colaborador Israel Nunes plantar árvores é plantar vida. “Essa iniciativa nos mostra que o ser humano precisa mudar suas atitudes com relação ao meio ambiente, se não plantar a própria vida pode acabar”, disse.

As mudas plantadas na cidade são cultivadas no Viveiro Municipal, com cuidados diários para que esse trabalho seja realizado periodicamente, mostrando o compromisso da SEMATUR com a vida das pessoas e com o desenvolvimento sustentável da cidade.