Equipe da SEMATUR inicia trabalho de conscientização sobre Coleta Seletiva

A Prefeitura Municipal de Santa Rita por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, iniciou o trabalho de conscientização ambiental com tema Coleta Seletiva, na rede municipal de ensino.

Nessa primeira etapa, a equipe de Educação Ambiental da SEMATUR está realizando palestras para apresentação do Projeto de Implantação dos Pontos de Coleta Voluntária PEVs/ Ecopontos, em todos os bairros do município.
Os primeiros a participarem foram os pequenos estudantes das creches Ifigênia Rocha, Amizade, Padre José Bergesio, Mãe Nem, Cores e Letras e Professora Maria Laurinda. Um momento de interação e de grande aproveitamento com espaço de debate sobre o tema apresentado.

O trabalho também será realizado nas demais unidades escolares, com campanha de arrecadação por parte dos alunos e uma ação prática com os mesmos, promovendo um “Jogo PEVS”, para que os alunos possam ser multiplicadores e propagadores desse conhecimento.

“A educação ambiental é uma das alternativas pedagógicas de extrema relevância para a preservação do nosso planeta. É importante iniciar pelas crianças e jovens, pois o futuro do planeta segue em suas mãos, a escola como uma organização que concentra informações e transmite conhecimento para os alunos, deve cumprir o papel de conscientização sobre os problemas ambientais e deixar claro como amenizá-los ou evitá-los. Dessa forma, trabalhos realizados nesse ambiente sobre o tema são fundamentais para fortalecer o vínculo com cidadãos preocupados e comprometidos com as questões ambientais”, pontuou a secretária da Sematur, Felisângela Mendes.

Na segunda etapa será feita a instalação dos Ecopontos e divulgação das localidades, para que a população possa contribuir com o descarte correto dos resíduos. “A SEMATUR e a Prefeitura entendem que os benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos ocasionará a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis pelos catadores do município”, concluiu Felisângela Mendes.