Pré-Conferência Municipal trata de Direitos de Crianças e Adolescentes Pós-Pandemia

Ao longo da semana, entre os dias 7 e 11 de novembro, a Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O tema 2022 trata “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de covid-19; Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito e dignidade”.

Em cada encontro a equipe do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, debateu um eixo diferente com crianças, adolescentes, entidades, sociedade civil, poder público e gestão municipal na Casa da Cultura.

Entre eles, Eixo I- Promoção e Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo II- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19; Eixo III- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia e Eixo IV- Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário.

“Foi uma semana de muito trabalho e compromisso sobre políticas públicas para crianças e adolescentes, tratando temas relevantes aos agravos e enfrentamento dos problemas deixados pela pandemia Covid 19, a esse público. Momento único para nosso município na construção de propostas para serem votadas na IV Conferência”, pontuou o secretário da Assistência Municipal, Gilson Rodrigues.

O último dia da Pré-Conferência foi realizado na comunidade rural de Malhada Grande, com explanação do Eixo V – Garantia de Recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia covid-19.  Em mais um ano, o prefeito Zezo Aragão esteve presente prestigiando o evento.

Conferência Municipal

Após os debates prévios na Pré-Conferências será realizada no dia 25 de novembro, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Câmara Municipal. O encontro terá a participação de crianças, adolescentes, entidades, sociedade civil, poder público e gestão municipal. O objetivo é promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes e, construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam direitos no contexto pandêmico e de pós-pandemia.