Sematur encerra ações do período da Piracema

Hoje (28), encerra o período da Piracema, medida que segue as normas do Código de Pesca e foi criada para proteger as espécies nativas durante o ciclo de reprodução. Durante o período de defeso é proibida a pesca predatória em lagos e rios e, os infratores são penalizados de acordo com a Lei Federal n° 7. 653/88.

A Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR , realizou ações de fiscalização, orientação e conscientização ambiental, em parceria com a Polícia Militar, CIPPA Lençois e Polícia Ambiental, no intuito de coibir a prática ilegal. No total foram 22 vistorias no Período de Defeso, sendo 17 por água e cinco por terra, além da apreensão de oito tarrafas.

De acordo com a secretária da SEMATUR, Felisangela Mendes, o saldo do trabalho realizado pela equipe foi positivo. “Todo o nosso empenho garante a sustentabilidade da atividade e do meio ambiente no município. A cada ano intensificamos as ações e sabemos que o consumo do peixe é uma questão cultural para o santarritense, mas temos que conscientizar a população de que neste período, a pesca é proibida”, pontuou a secretaria.